segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Passarinho de afeto quebrado.


É que a semente caiu na água e desmanchou meu riso. Eu sabia que não ia durar muito. Estava tão delineado ali, parado, bonito, intacto, livre de mim, que pensei ser algum efeito alucinógeno. Veio esse tal passarinho verde e num descuidado, das alturas, soltou seu futuro consumo. Desmanchou-se, então. A semente e a alegria. Afeto quebrado na tensão d água.

Bateu na minha cara como tapa de um amor que nunca acreditei que fosse levar. Estralou o vermelho que gritou de dor dentro do meu peito. Manchou com o pó restante a cor viva que desfrutei em poucos minutos. Apodreceu essa fruta roxa que tanto guardei para comer no fim de tarde. Com o verde, com o azul, com o vermelho. Suculentos. Pedindo meus dentes e beijos.

Mas não foi como eu li nos livros, vi nos filmes, soube nas lendas. Fora d água, meus olhos não brilharam, meu riso não brotou vivo no rosto e a disposição para isso que eu nem sabia o que era, estava amena. Não me esperaram ensaiar nem um improviso sequer. Não me deixaram enfeitar com laços meus sonhos bons de menino carente. Não me deixaram ao menos, fazer a barba, me perfumar, arrumar o cabelo. Nem os dentes amarelados eu pude escovar.

E fiquei assim, com a cara sem coragem nessa grama vendo minha imagem se espalhar com o sopro do barco de papel que caiu, o qual eu amassei de amor. Mole de água. Cansado desse mar. Desses sopros. Até dessas dobras tão limitadas e seqüenciais.

Tremi calado. Imagem. Só, com a expressão de desmanche. Descarregado no lago. Desfrutado de tão pouco. Um algo com tal roxo que foi embora e sei que não vai nascer dessa semente que o pássaro deixou cair. Inchada. Podre. Não vai pegar viagem com esse barco naufragado, nem muito menos se encaminhar nesse sopro de brisa leve e perfumada de frutos. Pelo menos não nesta tarde de ainda sementes.

Júnior

3 comentários:

  1. ...E o amor descoberto e logo em seguida, quase todo perdido, sempre nos vem a mente como um devaneio surrealista, não é?

    É bom bom lê-lo meu chapa =D

    ResponderExcluir
  2. sempre é bom ler os teus detalhes.
    sempre me faz um bem.

    ResponderExcluir